Hidrocarbonetos Alifáticos
28 de abril de 2019
Os Hidrocarbonetos são os compostos orgânicos que apresentam somente átomos de carbono e de hidrogênio.
Os Hidrocarbonetos Alifáticos são aqueles em que a cadeia de carbonos é aberta (ou acíclica).
Exemplos são: alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos.
Tipos e Exemplos
ALCANOS
São hidrocarbonetos alifáticos, saturados (ou seja, apresentam ligações simples) e formam uma cadeia aberta.
Ex: Butano.
A principal fonte de alcanos é Petróleo e o gás natural. A partir dessas fontes é possível fazer combustíveis como: gasolina, querosene e diesel. A partir de cadeias mais longas é possível produzir a parafina.
Propriedades físicas
Não são muito reativos, por isso, não reagem com quase nenhuma substância.
Suas ligações são muito estáveis e difíceis de serem quebradas.
São muito usados em queimas, por isso são utilizados como combustíveis.
São insolúveis e menos densos que a água.
Os alcanos de até quatro carbonos são gases à temperatura ambiente (25°C mais ou menos). De cinco a dezessete carbonos são líquidos, e os outros são sólidos.
Nomenclatura
A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) criou uma nomenclatura oficial para os alcanos.
Veja as regras fixas:
ALCENOS
São hidrocarbonetos alifáticos e insaturados, isto é, possuem ligação PI. Os Alcenos têm dupla ligação.
Ex: Propeno.
Os alcenos de cadeia normal, de dois a quatro carbonos, são encontrados na natureza em forma de gases.
De cinco a dezesseis carbonos, são líquidos; e de dezessete em diante são sólidos (todos em temperatura ambiente).
Os alcenos são muito raros na natureza.
Os gasosos são presentes em pequena quantidade no petróleo e nos gases naturais. Como por exemplo, o eteno, um gás incolor e insolúvel em água que é extraído do petróleo. Muitos também são preparados em laboratório. Quando o eteno entra em uma reação com cloro ou bromo, esse gás pode formar líquidos oleosos.
Para que eles servem?
Borracha sintética, corantes, tecidos sintéticos e até explosivos são fabricados através de alcenos.
O eteno costuma ser utilizado em anestesias, no amadurecimento forçado de frutas e na preparação de polietileno, que é um plástico muito importante nas indústrias (usado em bonecas, por exemplo).
ALCINOS
São hidrocarbonetos alifáticos e insaturados também. Mas diferentemente dos alcenos, possuem tripla ligação.
Ex: 4-metil-hept-15-dieno
Alcinos com mais de 14 átomos de carbono são sólidos. Os pontos de fusão e ebulição crescem de acordo com o aumento da cadeia carbônica.
Os alcinos não possuem cor e nem cheiro. São insolúveis em água, mas são solúveis em solventes orgânicos como o álcool e outros.
O acetileno, ao contrário dos outros alcinos, tem cheiro bom e é parcialmente solúvel em água. É a partir dele que se pode obter substâncias solúveis e não inflamáveis.
Alcinos são preparados em laboratórios, pois não são encontrados a natureza.
Esse hidrocarboneto é muito importante na indústria. O acetileno (também conhecido como etino) é usado em grande escala na fabricação de borrachas sintéticas, plásticos, como o PVC e PVA, e ainda de fios têxteis para produzir tecidos.
ALCADIENOS
São hidrocarbonetos alifáticos, insaturados e ligados por duas ligações duplas.
Ex: 1,3 - Butadieno.
Na natureza não existem alcadienos simples, mas eles podem der produzidos em laboratórios para fabricar polímeros e borracha.
O isopreno (2-metilbut-1,3-dieno), é o alcadieno de maior importância, pois ele pode unir-se de diversas formas para formar os terpenos.
Esses terpenos são essenciais para fabricar: borracha, cores e óleos essenciais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVES, Lívia. Hidrocarbonetos. Disponível em: <https://m.brasilescola.uol.com.br/quimica/hidrocarbonetos.htm> Acesso em: 25 abr. 2019.
BRITO, Raquel. Hidrocarbonetos: o que são, classificação, nomenclatura e exercícios. 21. Jun. 2018. Disponível em: <https://www.stoodi.com.br/blog/2018/06/21/hidrocarbonetos/> Acesso em: 25 abr. 2019.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Mundo Educação: Nomenclatura dos Alcenos. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=i&source=web&cd=&ved=2ahUKEwiNv5Og2PPhAhWsGbkGHcsIB68QzPwBegQIARAB&url=https%3A%2F%2Fmundoeducacao.bol.uol.com.br%2Fquimica%2Fnomenclatura-alcenos.htm&psig=AOvVaw0blZUQstRqHNJq7ynI-nN6&ust=1556571878088601> Acesso em: 26 abr. 2019.
PARDAL, Ana Cristina. Hidrocarbonetos Alifáticos. 29 Abr. 2016. Disponível em: <http://knoow.net/cienciasexactas/quimica/hidrocarbonetos-alifaticos/> Acesso em: 25 abr. 2019.
SILVA, André Luiz Silva da. Infoescola: Compostos Alifáticos. Disponível em:<https://www.google.com.br/amp/s/www.infoescola.com/quimica/compostos-alifaticos/amp/> Acesso em: 26 abr. 2019.
SOUZA, Líria Alves de. Alcinos. Disponível em: <https://www.google.com.br/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/quimica/alcinos.htm> Acesso em: 26 abr. 2019.
Virtuous, Tecnologia da Informação. Hidrocarbonetos. Disponível em: <http://www.soq.com.br/conteudos/em/funcoesorganicas/p1.php> Acesso em: 26 abr. 2019.