CLASSIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES
SOLUÇÕES SATURADAS
A solução é saturada quando a quantidade de soluto está no nível máximo permitido em relação a uma quantidade de solvente.
O termo "saturado" diz respeito à maior concentração de soluto que uma solução pode conter e estar em equilíbrio com alguma porção de soluto não dissolvido.
SOLUÇÕES INSATURADAS
Ocorre quando a quantidade de soluto é muito menor que a quantidade de solvente, portanto a solução está totalmente diluída.
SOLUÇÕES SUPERSATURADAS
É um sistema instável, pois o soluto eleva a quantidade máxima permitida. Portanto, esse excesso forma precipitado, isto é, corpo de fundo.
COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE (Cs)
O coeficiente de solubilidade (Cs) determina a capacidade máxima do soluto que se dissolve em uma determinada quantidade de solvente.
Isso, conforme as condições de temperatura.
Em resumo, é a quantidade de soluto necessária para saturar uma quantidade padrão de solvente a uma determinada condição.
Solução insaturada
Quantidade de soluto < Cs.
Solução saturada
Quantidade de soluto = Cs.
É o limite de saturação.
Solução supersaturada
Quantidade do soluto > Cs.
REPRESENTAÇÃO
Nos três casos, enxerga-se uma única fase.
A solução insaturada possui o termo "insaturado" porque quer dizer que a concentração do soluto dentro do solvente está abaixo da concentração crítica, ou limite de solubilidade, ou então do coeficiente de solubilidade para uma temperatura e pressão definida.
Uma solução saturada é que ela atingiu o limite de solubilidade. Logo, o ponto de saturação está sobre a curva de solubilidade.
A supersaturada é colocada em um sistema em alta pressão, ou então em alta temperatura dependendo do que você quer trabalhar (pode ser até os dois combinados), e você consegue solubilizar mais do que o limite (de solubilidade) para aquele volume de solvente. Portanto, o ponto de saturação está acima da curva de solubilidade.
Observe os gráficos: